quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

As Coisas Selvagens

Resenha: Adaptação Cinematográfica de Onde Vivem Os Monstros, de Maurice Sendak

"Eu só queria que vocês tivessem mãe."

Eu preciso admitir, primeiramente, que não entendi o verdadeiro significado de Onde Vivem Os Monstros de primeira. Se não do filme, tampouco do livro. Eu assisti sua adaptação há alguns dias, e preciso dizer: genial. Genial porque pode ser um filme de classificação indicativa Livre, mesmo com todos os significados que apenas olhos adultos encontrarão. 

Onde Vivem Os Monstros, ou, originalmente Where The Wild Things Are, fala de um garoto chamado Max que, durante uma noite fria, foge da mãe e cria uma ilha secreta em sua mente, local que o garoto alcança de barco. Esta ilha misteriosa é habitada por monstros grandes que querem comê-lo. Para escapar, Max diz que possui super-poderes, o que faz com que os ingênuos monstros o nomeiem rei do grupo. Para que a tristeza que está quase dominando o local não acabe com seus moradores, Max pensa em construir uma estrutura totalmente nova, onde As Criaturas Selvagens (como os monstros são chamados) deveriam passar a viver juntos. Durante esta tarefa, Max se aproxima especialmente de um monstro chamado Carol, que se sente solitário devido ao possível abandono de uma amiga muito especial, chamada K.W..
Eu tenho dois personagens favoritos, que são K.W. e Alexander. Ambos são tão doces... (É claro que, levando em conta que todos os monstros são personalidades do próprio Max, K.W. e Alexander são apenas minhas partes favoritas).

O filme se arrasta por algum tempo até que o verdadeiro conflito (interno) seja descoberto por Max, e isso pode ser ruim, mas não o suficiente para torná-lo chato ou entediante. Preciso citar a parte em que me identifico com Max - quase o tempo todo. Max é uma criança confusa, assustada e curiosa, que pode ser violenta, fechada e egoísta ao mesmo tempo. Tudo isso é registrado fortemente em cada um dos monstros, digo, são partes muitíssimo notáveis em suas personalidades e, se você tiver mais de 14 anos, irá identificar tudo o que ocorre como uma parte confusa da mente de Max. Nenhum dos monstros é real, apenas suas personalidades existem. 

O filme trata de algo muito intimo e profundo. Pouquíssimas pessoas conseguiriam transformar algo tão intelectual em um filme maravilhoso e pleno como este. 
É meio óbvio que ele me fez chorar. Sou a pessoa mais sensível do universo com relação a filmes, mas posso dizer a vocês que não fui a única, já que seu desfecho é quase mais bonito que todo o restante. Eu adoraria comentar sobre o que acontece, mas sou inteiramente contra spoilers, então, isto seria péssimo para pessoas que ainda não assistiram...

Eu acho que, ao assisti-lo (algo que vocês deveriam fazer) o debate presente é: será que todos os monstros que vivem você deixarão sua criança interior escapar ilesa, ou a devorarão? Pensem um pouquinho sobre isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário