sábado, 9 de fevereiro de 2013

Olhos De Botão

Resenha: Coraline, de Neil Gaiman

"Como é que, em algumas vezes, ao sermos afastados de algumas coisas, ficamos ainda mais próximos delas?"

Eu gosto muitíssimo de obras literárias juvenis, isto não é um segredo, e sinto-me orgulhosa por enxergar nelas coisas que, muitas vezes, os outro não vêem. Coisas que, eventualmente, me tornam alguém melhor.
Eu encontrei Coraline na biblioteca de minha escola (a partir deste momento passei a prestar mais atenção nas prateleiras de lá, eu confesso), e o li quando tinha 13/14 anos de idade. Eu sei que todas, ou a maioria das obras infanto-juvenis, possuem tópicos adultos em suas entrelinhas, basta prestar atenção. Coraline é algo bastante obscuro, olhando para sua classificação indicativa, e estes, como já citei, são meus livros favoritos.

Coraline Jones (e não Caroline Jones) é uma menina de aproximadamente nove anos de idade, que muda-se com seus pais a uma casa gigantesca e relativamente antiga, onde vivem também duas senhoras com seus diversos cães, e um velho quase-louco que treina seu circo de ratos. Numa noite tediosa, Coraline encontra uma porta secreta em meio às outras, que a leva para um mundo similar, mas muito melhor que o seu, onde todos possuem olhos de botão e uma simpatia suspeita. Porém, a garota descobre que há algo errado com seus pais alternativos e, ao lado de seu gato, busca por respostas sobre o possível sumiço de sua verdadeira família.
Coraline é uma personagem  muitíssimo curiosa, ela também possui um gosto que eu considero maravilhoso. Coraline faz parte de meus personagens favoritos (tanto a Coraline do livro, quanto a Coraline do filme, que são um pouco diferentes).

Coraline recebeu uma versão cinematográfica (um stop-motion!) em 2009, nomeada Coraline e o Mundo Secreto, que eu considero incrível. Eu achei que o filme não pareceu tão assustador quanto o livro parece aos olhos de uma criança, mas as canções são tão lindas que isto é algo que deve ser ignorado por olhos adultos. O filme não é algo que eu recomendo para adultos, mas o livro é algo incrível, engraçado, macabro e assustador à sua maneira, que todos devem ler.
Vale lembrar que Neil Gaiman escreveu outros romances, como por exemplo Stardust, que é algo maravilhoso e, assim como Coraline, vale à pena ser lido

Obs: Se você puder encontrar a versão mais antiga do livro (como a da imagem) ela possui ilustrações lindas, do próprio Neil, que também é um produtor de quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário