terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A Morte é Apenas a Morte

Resenha: Adaptação Cinematográfica de Uma Prova De Amor, de Jodi Picoult

"Se eu não tivesse câncer, eu nunca teria chegado até você. Então, sim, eu estou feliz por estar doente."

Existem filmes que nos fazem sentir diferentes no momento em que começam. Uma Prova De Amor é baseado no livro de Jodi Picoult, titulado, originalmente, "My Sister's Keeper". Como eu ainda não o li, não posso compará-lo durante a resenha, mas espero lê-lo em breve para que, assim, este post possa ser atualizado.

Eu não sei se vocês sabem, mas eu tive câncer em 2010 (eu estou bem, agora). Por este motivo, o filme pode ter sido mais impactante para mim do que para o restante das pessoas. Apesar de tratar de uma questão muito profunda - que é o câncer - Uma Prova De Amor é algo que trata, principalmente, de sentimentos. 
Kate é uma adolescente que sofre de um tipo de leucemia terminal, o que faz com que seus pais pensem na possibilidade de um "bebê de proveta", que será a salvação da garota. Anna, ainda recém-nascida, faz uma doação de células tronco vindas de seu cordão umbilical, que antecipou uma série de outras transfusões e transplantes. Aos 11 anos de idade, Anna se recusa a doar um de seus rins a Kate, que teve falência renal, e  lança um processo por sobre os próprios pais com a ajuda de um famoso e competente advogado.

Kate é uma das personagens com câncer mais próxima da realidade. O fato é que os pacientes com câncer aprendem (ou são obrigados a aprender?) a aceitar tudo que a vida lhes fornece. Aliás, tudo no filme me foi familiar, menos, talvez, as partes que envolvem um namorado... Mas este não me pareceu um ponto tão fraco assim. 
Taylor é meu personagem favorito, além de Kate. Ele é tão amável, e usa jaquetas de couro e botas tão legais...

Eu tentei, mas não pude evitar fazer comparações ao livro A Culpa É Das Estrelas, de John Green, pelo menos a parte onde Kate conhece Taylor, e todo o restante entre os dois. 
Como eu disse, esta estória pode parecer mais impactante para mim do que para o resto das pessoas, porque eu vejo como minha família cooperou comigo o tempo todo, e sinto mais vontade de demonstrar o quanto gosto deles por tudo isso. Mas ele ensina diversas lições. A cima de tudo, ele ensina a aceitar. Aceitar o que a vida nos oferece, porque, nas horas mais sombrias, as melhores coisas aparecem. 
Todos deveriam assistir Uma Prova De Amor, e, além do mais, ele tem citações tão lindas...

Mãe, lembra quando eu fui para um acampamento de férias? Eu estava morrendo de medo de não ver mais vocês, e você me disse pra sentar do lado esquerdo para que eu pudesse vê-los? Então, estarei neste mesmo assento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário