domingo, 17 de fevereiro de 2013

Team Gwin

Resenha: Trilogia Mundo de Tinta - Livro 1 (Coração de Tinta), de Cornélia Funke

"Alguns livros devem ser degustados, outros devorados, apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente."

Este é um dos enredos mais fantásticos que eu já li. Eu não sabia que a estória tinha uma continuação até alguns dias atrás, por que os outros dois livros não foram adaptados para o cinema, afinal?... Estou muito ansiosa para ler o restante da trilogia - o que pretendo fazer assim que encontrar um box que custe algo razoável. 

Coração de Tinta, ou originalmente Inkheart é o primeiro livro da trilogia Mundo De Tinta, da autora Cornélia Funke. Seus livros são, respectivamente: Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta. Sua classificação é infanto-juvenil, mas quase todos os adultos que leram a estória (pelo menos os adultos que conheci) se sentiram encantados por ela.

Coração de Tinta (o primeiro livro) conta a estória de Mortimer e Meggie, pai e filha. Mo, como Meggie o chama, possui um talento que os personagens costumam chamar de de língua encantada. Ele pode trazer personagens ao mundo real, ao lê-los em voz alta (quem me dera, não é?).  Durante uma de suas leituras, quando Meggie era um bebê, Mo enviou, acidentalmente, sua mulher para dentro de um livro chamado Coração de Tinta, e trouxe à vida dois vilões e um domador de fogo (um homenzinho de vidro também, mas ele quebrou logo depois, e não é muito citado durante o livro). Depois de algum tempo, quando Meggie completa 12 anos, Dedo Empoeirado re-aparece, e ela e o pai precisam fugir para, talvez, conseguir encontrar sua mãe e livrar-se de um vilão cruel e terrível, que pretende usar a língua encantada de Mo para conseguir tesouros.
Meu personagem favorito é Dedo Empoeirado. Há todo um mistério atrativo em torno dele, e eu adoraria conhecê-lo, também, em seu mundo. Como seria sua vida por lá? Gwin também é uma coisinha interessante. Uma marta com chifres não é algo que se vê todos os dias.

Foi lançado, também, um filme chamado Coração de Tinta, inspirado na obra de Cornélia. Eu não achei o filme muito fiel ao livro. Confesso ter me sentido decepcionada ao perceber que Tinkerbell não estaria presente, já que ela foi uma parte importante da estória, para Meggie. Apesar disso, eu penso que, caso o telespectador não tenha lido nenhum dos livros, a estória é entendida facilmente, sem mais delongas. Ambas as obras são maravilhosas, se vistas separadamente, sem qualquer comparação entre as duas.

Eu li Coração de Tinta pela primeira vez quando tinha 12/13 anos de idade, o que foi o máximo; ele é o responsável por uma boa parte de meus gêneros literários favoritos. Em cada capítulo, há um trecho destes livros fantásticos, como O Jardim Secreto, por exemplo. Na maioria das vezes, os livros citados são infantis ou infanto-juvenis, que são, consequentemente, meus gêneros favoritos atualmente.
É um livro maravilhoso, principalmente se você não estiver habituado à leitura. Ele lhe trará um extraordinário gosto literário. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário