quarta-feira, 6 de março de 2013

O Jogo Da Vida

Resenha: Adaptação Cinematográfica de Jogo Da Vida, de Jacques Vriens

"Aceite seus limites sem jamais desacreditar na capacidade de superação."

Lindo. Não há outra palavra que descreva Jogo Da Vida de melhor forma. Apesar de tratar sobre crianças, há significados e situações que me fizeram chorar tanto quanto em Uma Prova De Amor (que também fala sobre o câncer). A verdade é que eu procuro evitar filmes deste gênero, mas estes dois foram exceções. 

Jogo Da Vida é a adaptação cinematográfica de Achtste-Groepers Huilen, do escritor holandês Jacques Vriens. Ele conta a estória de Akkie, de 11 anos. Akkie é completamente apaixonada por futebol, e seus colegas e professores planejam um campeonato. Quando a doença é descoberta (leucemia), seus estudos e treinos precisam ser interrompidos, o que é um choque muito grande. Akkie, ao lado de seus melhores amigos, luta contra a doença e tenta voltar à sua vida normal de todo o jeito.
Meu personagem favorito é Brammetje. Ele é tão fofo que dá vontade de chorar (por mais estranho que isso possa parecer)! A professora Juf Ina (nomes holandeses parecem estranhos para mim) também é um amor, e eu achei seu relacionamento com Dr. Bigode muito bem pensado, da parte do autor.

Este foi o primeiro filme infantil em que eu consegui encontrar um triângulo amoroso: Akkie gosta muito de seu melhor amigo, que faz desenhos bonitinhos para ela, mas também passou a sentir algo por Joep, que é um garoto aparentemente mesquinho, mas se revela alguém muito sensível e especial. 
Eu também lutei contra o câncer em 2010, ou seja, tudo aconteceu ao mesmo tempo com Akkie e foi muito fácil de me identificar em certos momentos, como a descoberta ou a primeira impressão sobre o hospital e todos aqueles exames. Eu acho que Akkie sofreu um pouco mais com relação à reação de seus colegas de escola, em partes - os meus colegas foram um pouco mais receptivos sobre isto.

*spoiler*

Estou tentando entender o motivo que leva os autores a matarem as crianças com câncer a todo o momento. Eu acho que encontrar um livro ou filme onde o doente não morre é uma raridade - eu ainda estou procurando.

*fim do spoiler*

Penso que, apesar de os personagens serem praticamente crianças e o enredo parecer um pouco clichê, os adultos podem assisti-lo tranquilamente, como se fosse um Drama não-voltado para esta idade. O final, em minha opinião, poderia ter sido mudado, mas pode ser que outras pessoas não pensem assim, então tudo fica bem. Excelente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário