domingo, 3 de março de 2013

A Melhor Forma De Rezar

Resenha: A Cabana, de William P. Young 

"Jamais desconsidere a maravilha de suas lágrimas. Elas podem ser águas curativas e uma fonte de alegria. Algumas vezes, são as melhores palavras que o coração pode falar."

Este é um dos livros curtos que mais levei tempo para ler. Não porque era ruim ou cansativo, tampouco, mas porque tudo nele leva a algum devaneio, ou a alguma reflexão profunda. Meus diálogos com Deus foram significativamente melhorados, assim como minha forma de pensar sobre ele.

Durante uma viagem, a filha de Mack, Missy, desaparece misteriosamente. Depois de algumas horas, a polícia é enviada ao local, e evidências de que a menina foi sequestrada por um possível serial killer são comprovadas em uma cabana abandonada. Mack, quatro anos depois da tragédia, recebe um bilhete. Um bilhete escrito por Deus, convidando-o a voltar à cabana onde tudo aconteceu. Mesmo desconfiado, Mack vai ao local durante uma tarde muito fria, e o que descobre muda sua vida para sempre.
A Cabana cria uma discussão muito interessante: Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?

Pessoalmente, creio em Deus irremediavelmente, e sei que, mesmo que algo imensamente ruim aconteça, isto se deve a alguma razão. Já Mack, perdeu sua crença com o tempo, pensando que o Senhor o havia abandonado ou o estava castigando. 

O que Mack encontra na cabana, é um Deus completamente diferente do que costumamos imaginar: uma mulher negra e grande. Jesus também vai além do imaginável: um carpinteiro usando calças jeans surradas. E por último, mas não menos importante, o Espírito Santo: uma jardineira oriental muito bonita, que se parece com algo como fumaça.
Cada um dos personagens ensina algo a Mack com diálogos longos e profundos sobre sentimentos e dor. 

O livro não conta exatamente uma estória. É claro que existe um enredo, e algo por onde a estória girará em torno, mas os diálogos são gigantescamente mais importantes e abordados com mais frequência no decorrer do livro. 
A Cabana ensina sobre fé, amor e perdão, e eu só sei que cada uma destas belíssimas lições obteve um efeito muito positivo sobre minha maneira de pensar e enxergar todas as coisas.
Penso que todos que creem (e até os que não creem plenamente) em Deus, deveriam lê-lo. Eu nunca vi uma estória que se aproximasse Dele de tal forma, e você provavelmente sentirá o mesmo. 

Destaque para o fim do livro: um dos mais lindos que eu já vi (sou contra spoilers, portanto, nada de informações exageradas sobre isto). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário