sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Planeta Terra é Você

O Planeta Terra é Você

Humanos. Que palavra incrível. 
Somos considerados a espécie mais inteligente do planeta. Mas se você observar o que fizemos com o mundo, pensar sobre o que nos trouxe aqui, qual é a nossa missão no planeta... Talvez nós nunca saibamos.
Mesmo quando nossa única missão parece ser acabar com ele e suas espécies você já pensou que talvez o planeta não nos pertence? Mesmo assim seu cuidado está em nossas mãos.
Tudo estava aqui antes de nós, somos apenas convidados, invadindo seu território. E estamos destruindo o seu lugar. Se ele nos suportou por séculos e nos perdoou inúmeras vezes, por que continuamos ignorando a sua situação?
Temos sido sequestradores, assassinos, e ainda assim nos aceitamos como proprietários. Somos a única espécie que ataca, destrói, aniquila, contamina e extingue por ambição, ou só para viver um pouco melhor.
O mundo é seu, é nosso, é de todos nós. Mas mesmo assim, lembre-se de que o mundo também é deles, e temos que entender que eles não podem fazer nada a respeito para salvar-se, e muito menos para salvar o planeta.
A Terra está morrendo. Estamos destruindo de forma vertiginosa algo que está faminto de amor. Não lhe restaram muitas forças, e apesar de tudo ele continua nos oferecendo generosamente os melhores espetáculos do universo. O planeta tem sido o melhor anfitrião da nossa espécie.
Se nos foi dada a capacidade de falar, pensar, criar, construir e ajudar, por que nós apenas nos calamos, ignoramos, destruímos e matamos?
Abra os olhos. Você está morrendo também, junto com o seu planeta. O único planeta em nosso sistema solar onde nos foi dado o privilégio de viver.
Somos bilhões neste planeta. Somos uma raça pensante, racional, dominante, e por que não nos temos dado conta disso? Somos capazes de conquistar países, a Lua, e inclusive planetas. Mas ainda assim, não somos capazes de conquistar nossos próprios corações.
Toque o seu coração. Sinta o que ele está dizendo. Escute o que ele pede aos gritos.
Precisamos entender que devemos coexistir no mesmo planeta. Comece mudando a si mesmo, proponha-se a isso. Faça com que seus filhos conheçam e entendam, e que os mais velhos se lembrem, para que o dia em que, quando a humanidade deixar de existir e alguma outra espécie encontrar nosso planeta, ela veja que fomos uma espécie que se equivocou, que caiu. Mas que se levantou e corrigiu seus erros.
O planeta já não é mais o mesmo. E já não podemos mais esperar. Todos sabemos o que devemos fazer. O tempo é curto, e o futuro do planeta está em suas mãos.
Ajude. Ajude-o. Porque o planeta Terra é você.

Texto por Carlos Chavira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário