domingo, 19 de maio de 2013

Começa Com Uma Faísca

Resenha: Trilogia Jogos Vorazes - Livro 2 (Em Chamas), de Suzanne Colins

"Se você morrer, e eu continuar vivo, a vida acabará para mim no Distrito 12. Você é toda a minha vida." 


Não recomendo que você leia esta resenha antes de findar a leitura do primeiro livro.
Jogos Vorazes tem se tornado um daqueles livros que você não consegue soltar o dia todo até terminá-lo. Posso dizer que, assim como Harry Potter acompanhou minha infância, Hunger Games vem acompanhando minha fase atual (não vou dizer que sou uma adolescente, pois isso cria uma ideia muito ruim em minha mente, e é estranho). 
Aqui vos fala alguém que virou a noite com um livro entre as mãos, e já está agarrado à sua sequência, completamente sedento por mais. 

Em Chamas é o segundo livro da trilogia, como você já deve saber. A ideia central da obra é que o que Katniss fez na arena no livro passado foi algo letal. Tanto para ela como para todos que a cercam - incluindo Prim, Gale e Peeta neste total. O que a garota provocou nos 12 distritos foi algo quase inocentemente impensado. Rebeliões iniciam quase instantaneamente e se espalham rápido como fogo. Ninguém mais está em segurança, e o falso sentimento de alívio que a vitória da personagem principal passa em Hunger Games é totalmente dissipado. (Daí a expressão "toda a revolução começa com uma faísca").

Katniss continua ocupando meu posto de personagem favorita. Embora eu tenha demorado um pouquinho para admitir este fato, ela é, realmente, muito esperta. Em todos os pontos. Esperta e forte, como eu desejo ser. O que ocorreu desta vez foi que Finnick Odair tomou minha atenção por certo tempo. Ele é tão bonito, e é estranho dizer isso porque eu só o vi de relance em minha mente! 
Outra confissão que preciso fazer é que meu Team Gale cedeu quase que completamente. Isso porque Peeta me lembrou alguém que não deveria, e eu acabei tomando as dores deste personagem. Ele é só... Tão encantador com aqueles biscoitinhos de flores e braços fortes. Ele me faz ruborizar. 

Eu já havia ouvido, antes de ler o livro, coisas como "Oh, mas Jogos Vorazes é só o primeiro livro! É tão parado perto do restante da estória!". É claro que eu fiquei meio "Impossível!". Esta ideia foi alterada desde o primeiro momento! Desde que um chicote cortou as costas de alguém e a cerca elétrica foi ativada. 
Em Chamas faz com que você sinta um desejo incontrolável de conversar com alguém sobre isso. Você realmente não consegue parar!
Em Chamas também aborda planos extremamente inteligentes, e personagens mais inteligentes ainda. E eu sei que são muitas mortes, mas depois de um tempo você sente vontade de chorar por cada um deles.

A adaptação cinematográfica para o livro será lançada em Novembro (tão ansiosa!). Assim como durante a adaptação de Jogos Vorazes os diretores tem prometido algo bastante fiel - eu duvido muito disso, porque é tanto para se mostrar em um filme que as coisas parecem confusas. 
Eu devo saber que, assim como eu, uma série de pessoas esperam ansiosíssimas pelo filme. Mas, enquanto isso, contentemo-nos com o trailer, que já deu uma amostra do quão emocionante isso será. (Vocês também se sentem arrepiados durante a melodia cantada no final?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário