sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Outro Tipo De Fama

Resenha: The Bling Ring: A Gangue de Hollywood, por Sofia Coppola

"Afinal de contas, a infâmia não é mais o que costumava ser. É apenas outro tipo de fama. Não há mais vergonha."

Resenha do livro.
Depois de ler o livro e não satisfazer totalmente minha curiosidade, resolvi buscar algo mais. O filme acabou se tornando o que eu achava que o livro seria, algo que envolve um pouco mais de romance e adrenalina. 

Bling Ring conta (e o filme realmente conta, não mostra entrevistas e não cita sociologia em muitos momentos) sobre estes jovens que assaltavam casas de pessoas famosas. Depois de encontrar a chave de Paris Hilton debaixo do tapete e roubar pela primeira vez, tudo fica fora de controle. Então surgem as festas, os agentes, as roupas de grife, as drogas e as armas. Tudo isso voa pelos ares. As coisas realmente ficam complicadas.

Tive muita compaixão para com Nick (Marc) durante o filme. Não sei se posso tratá-lo como um personagem, já que ele realmente existe e nunca saberemos o que realmente se passava com suas emoções e sentimentos, mas o fato é que o que enxerguei no filme foi um garotinho apaixonado e com medo. Apaixonado por Rachel (Rebecca), seguindo-a por toda a parte e ajudando-a nos roubos mesmo sabendo que não dormiria à noite. (E por mais que esta pequena observação não seja relevante, achei que ele se parece com alguém que adoro - adoro muito, os sentimentos passam de "adorar" -, e sinto que este alguém passa, ou já passou, por dificuldades semelhantes.)

O que mais gostei no filme foi o modo como foi produzido. Sofia é uma das melhores diretoras que já vi, e penso desta forma desde Maria Antonieta. Amei como as câmeras foram posicionadas, as cores, os tons pastéis... Suspiro por tudo isso. E mais uma coisa: Tess estava lá!!! Tess Taylor nunca me enganou! (Emma também estava maravilhosa, se é por isso que você está aqui lendo isso.)
O que menos gostei (e não queria estar dizendo isso, mas infelizmente...) foi a falta do desenvolvimento quanto à relação dos personagens como Nick (Marc) e Rachel (Rebecca). Queria saber mais sobre sua relação, sobre o possível namoro, e queria muito que o roteiro contasse com isso - mesmo que tudo fosse uma invenção, só para sentir o gostinho. Li alguns comentários, e pelo que pude notar o filme lançado em 2011, com o mesmo título, fala um pouco mais sobre. Ainda espero assisti-lo, e assim que isso acontecer acrescentarei uma nota ao post.

Recomendo o filme principalmente aos que leram o livro e, assim como eu, querem um pouco mais. Esta é a história por trás da história julgada real, e está magnífico. Não acho que o livro contenha muitos spoilers sobre o filme, e nem que o filme contenha muitos spoilers sobre o livro, já que conhecemos o que acontecerá em seguida, então se você estiver curioso sobre o filme e não leu o livro não há problema algum, porém recomendo que o faça para ter uma base dos personagens e tornar tudo mais interessante. Eu adorei, e foi tudo (certo, quase tudo) que eu esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário