segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ela Nada Sabia

Resenha:  Trilogia Fronteiras do Universo - Livro 1 (A Bússola de Ouro), de Philip Pullman

"- Eu queria... - começou a dizer, mas parou; querer não levava a nada."

Uma de minhas coisas favoritas na leitura é encontrar livros como este. Livros que fazem com que você fique acordado à noite, com que você pense, com que você sonhe. Minha experiência com ele foi fantástica, e fico muito alegre quando digo que há outra obra entre minhas favoritas. Quem sabe mais duas, quando eu acabar de ler a trilogia completa?

Em A Bússola de Ouro, Philip Pullman narra a jornada de Lyra e seu deamon* Pan em mundo muito parecido - e ao mesmo tempo muito diferente - do nosso. Quando vê o próprio tio passando por uma traição de dentro do armário e crianças começam a desaparecer (inclusive um de seus amigos), levadas por Papões, Lyra recebe um objeto que se parece com uma bússola, aparentemente indecifrável, e parte para o Norte. Descobrindo que as coisas estão ficando cada vez mais sombrias e curiosidades sobre a própria vida - por mais incrível e curioso que isso possa parecer - Lyra começa sua jornada em busca de Roger e das outras crianças desaparecidas com a ajuda dos Gípcios e um Urso de armadura chamado Iorek.
*Deamons são uma espécie de alma animal que está com os seres humanos desde o momento em que eles nascem e refletem sua personalidade. Eles e seus donos são inseparáveis, sendo que uma separação poderia provocar a morte ou sofrimento eterno de ambos.

É muito difícil explicar o enredo, já que diversas coisas acontecem ao mesmo tempo, então quero que saibam a sinopse que escrevi não cobre todos os pontos da estória, e que por mais que este seja um livro direcionado às crianças eu duvido muito que alguém de nove ou dez anos de idade entenderia todos os conflitos de sentimentos e referências aos átomos, elétrons ou religião.
Sim, este livro fala sobre religião e inclusive foi proibido em alguns países. Achei tudo isso uma tremenda falta de bom senso, já que fica claro que tudo é algo fantasioso utilizado pelo autor como um elemento de referência ao mundo atual - a religião e a ciência se confundem. Talvez alguém tenha ficado muito confuso ou assustado, ou tivesse a mente pequena demais. Talvez eu não seja má o suficiente para notar algum tipo de satanismo ou demônio, mas talvez isso seja fantasia, e nada mais.

Fiquei surpresa ao ler algumas resenhas que trataram Lyra como um personagem irritante ou mimado. Eu achei que Lyra é uma garota muito corajosa e esperta, e ela é uma de minhas personagens favoritas, logo depois de Iorek Byrnison. Sempre que Iorek aparecia eu me sentia mais segura, assim como Lyra. Parecia que nada seria capaz de vencê-lo, e eu achei genial quando foi dito que os ursos não podem ser enganados, mas que Iorek estava agindo como um homem, e que os homens passam por tais situações.
Outra de minhas características favoritas foi a narrativa. Isso foi algo como Lewis Carroll e C. S. Lewis juntos - meus dois escritores favoritos do mundo. 

Sendo este um de meus novos livros favoritos, eu obviamente recomendo! Talvez você não goste de fantasia, mas eu duvido muito que você não se enconte com A Bússola de Ouro. Também há um filme baseado, que eu assisti há muito tempo. Só o que posso dizer sobre ele é que lembro dos figurinos. Os figurinos são lindos, mas não lembro da Lyra adaptada como uma personagem marcante como a do livro, então vocês precisam me contar isso.
Espero mesmo que gostem! É lindo ter mais livros em minha estante de favoritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário