terça-feira, 10 de setembro de 2013

Quase Famosos

Resenha: Bling Ring, a Gangue de Hollywood, de Nancy Jo Sales

"Somos só garotos normais. Não era como se fôssemos criminosos."

Resenha do filme.
Estava muito animada para falar sobre este livro! Fiquei tão ansiosa para ler quando lançou, e tive que esperar certo tempo até que chegasse à minha cidade. Quando li seu primeiro capítulo fiquei gigantescamente surpresa - não da forma que esperava ficar, mas tão positivamente quanto (ou, quem sabe, até mais!).

Em Bling Ring, a Gangue de Hollywood, Nancy Jo Sales (que é uma jornalista de talento extraordinário só pelo fato de ter ficado sabendo de tanto, com tão pouco) nos fornece entrevistas e tudo - não tudo, mas a maioria das informações - sobre uma gangue que agia roubando famosos pelo simples prazer de fazer parte deste estilo de vida. Paris Hilton, Lindsay Lohan e Orlando Bloom fazem parte de suas vítimas. 
O que ocorreu, foi que a diversão durou muito pouco. Os assaltos eram cada vez maiores e mais complicados, o que colocou os jovens em posições mais complicadas ainda.

Sobre a parte que realmente me surpreendeu, o livro trata mais de sociologia do que qualquer outra coisa. Como uma grande reportagem, com entrevistas que se mesclam com as opiniões da própria Nancy sobre como todos se sentem rebaixados diante de uma sociedade que tanto vangloria celebridades - tanto ao ponto de colocar-se em risco para poder, simplesmente, entrar em contato com coisas usadas ou tocadas por elas. Observem, todos os jovens tinham condições suficientes para buscar por roupas legais, comprá-las, mas queriam destaque. Queriam ser celebridades, se vestir como elas, agir como elas.

O que mais me assustou e chamou minha atenção foi um desejo repentino que brotou dentro do meu próprio cérebro. O pensamento de "Como esses caras são legais!!!", que me assombrou um pouco quando pensei sobre como as celebridades foram agredidas emocionalmente com tudo. Isso está fazendo parte de nossa nova cultura? Só os famosos tem seu lugar no mundo?
Mais do que uma história divertida sobre um grupo de jovens que simplesmente pegava roupas, sapatos, bolsas e eletrônicos de marca - o que eu esperava que fosse - esta é uma história que realmente nos leva a pensar. Sobre a sociedade, a cultura e como nos sentimos com o fato de que uma moça bonita recebe mais destaque do que alguém que realmente se dedicou e esforçou para chegar onde está.

Recomendo o livro para adolescentes, jovens e adultos, com o selo de isso lhe será útil no pacote. Sei que muita gente adquiriu o livro pela Emma estampada na capa, e ficou como "Mas isso é GENIAL!" - espero que você fique assim também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário