quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Não Era Tudo

Resenha: Noites de Tormenta, de Nicholas Sparks

"Quanto maior o amor, maior a tragédia quando acaba. Esses dois elementos sempre andam juntos."


Nota sobre esta resenha.
Por mais curto que seja (e parece que quando você o lê ele se torna ainda menor), este livro me ensinou algumas coisas que considerei importantes. Não só sobre amor.

Noites de Tormenta conta sobre uma mulher de 45 anos, chamada Adrienne, que foi abandonada pelo marido recentemente. Adrienne fica arrasada, e busca apoio em uma pequena cidade na Carolina do Norte, cuidando da pousada de uma amiga que está fora. Uma grande tempestade está chegando, e ela acha que tudo será arruinado até a chegada de Paul, um viajante médico que procura se reconciliar com o filho e conversar com o marido de uma de suas antigas pacientes, que faleceu após uma cirurgia.
Ambos - Adrienne e Paul - se encontram em um momento frágil, e buscam o apoio um do outro, despertando sentimentos que estavam, até então, guardados a sete chaves.

Eu adoro Adrienne por sua ingenuidade. Ela não desconfia de que é bonita ou que alguém poderia achá-la atraente, só está buscando sua paz de espírito. A relação que ela tem com o pai também é pura, especial e me deixou bastante emocionada.
Paul também é interessante, pois geralmente, quando uma pessoa trabalha por muitos anos, é assim que ela continua pelo resto de sua vida, e ele tentou melhorar, ser uma pessoa melhor e consertar dívidas antigas. Queria que todos os trabalhadores compulsivos passassem por isso.

O que mais gostei no livro foi que ele me fez pensar em coisas que eu já havia pensado antes, mas muito brevemente. Sobre o tempo do amor, a idade em que ele pode atingir alguém, mudar as pessoas, segundas chances... Como disse no início do texto, ele é um livro tão curtinho, mas tão bonito ao mesmo tempo. Tudo acontece muito rápido, mas é muito profundo. Os dois se tornam pessoas melhores, e encontram o que procuraram quando eram jovens, mas só foram capazes de absorver da maneira correta agora. Será que existem pessoas que precisam ficar separadas por anos para esperar pelo momento certo?

Há uma adaptação para o cinema, com o mesmo título, que foi lançado há alguns anos. Não tive a oportunidade de assisti-lo (e nem sei se gostaria), mas pude notar algumas diferenças no trailer, com relação a Adrienne e sua amiga, e fiquei um tanto quando confusa sobre a idade de sua filha, Amanda.

O livro é ótimo para se ler em um final de semana de verão, ou em uma semana chuvosa, ou quando você preferir. A escrita de Nicholas é, como sempre, muito agradável de se ler, e isso faz com que as coisas andem bem rápido. Porém, recomendo a obra para, principalmente, pessoas mais maduras. Que já tiveram relacionamentos. Acho que isso pode levar a excelentes reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário