sábado, 14 de setembro de 2013

Onde Queria Estar

Resenha: O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, de Michel Gondry

"Faça tudo em nome do amor. Menos esquecer."

Agora vou escrever sobre um filme muito bonito, que assisti na noite de Sábado. É cada vez mais raro encontrar filmes tão bons que merecem ser resenhados, repassados e recomendados, então sempre que encontro algo assim sinto vontade de compartilhar com outras pessoas. 

O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (título comprido, não? imagino como as pessoas se sentem ao dizer que este é seu filme favorito quando questionadas sobre) conta sobre Joel e Clementine, que tiveram um relacionamento de alguns anos até que tudo fosse por água a baixo. Cansada de lembranças indesejadas, Clementine resolve fazer parte de uma experiência para apagar Joel completamente. Quando descobre, Joel faz o mesmo, mas se arrepende durante o processo. Incapaz de falar ou se mover, ele tenta escapar do nó das próprias memórias, provocando reações inesperadas.
Eu sinto uma enorme compaixão por Joel, acho que ele ama muito Clementine. Mas Clem é um tanto quanto instável e louca, e apaixonante como personagem. Ela muda a cor do cabelo o tempo todo durante o filme. Eu a adoro.

A primeira coisa que notei foi o elenco. Se Jim Carrey e Kate Winslet juntos não são uma atração para você então eu não imagino o que seja. Também há Kirsten Dunst, Mark Ruffalo e Elijah Wood (detesto ter que colocar esta observação aqui, mas sim, é o Frodo).
A atuação de todos foi muito bonita, e teve uma participação fundamental durante o desenvolvimento do filme, já que o mesmo fala de emoções.

Agora, a segunda coisa que notei (ou pensei), foi na história de que, quando um casamento não dá certo, o casal precisa lembrar dos motivos que fizeram com que eles se apaixonassem. Será que se um casal que estivesse terminando tudo assistisse a este filme eles voltariam a ficar juntos?
Nunca terminei um casamento para saber disso... Nem comecei um. Mas continuo pensando nisso, e acho que o filme pode ser, além de bonito, muito especial para quem passou por tal situação. 

É algo interessante para se pensar em ser paciente. Não jogar tudo para o alto por um segundo, uma lembrança ruim e, por mais que isso seja difícil de ser feito, lembrar dos incontáveis segundos, das inúmeras lembranças boas e tudo o que te fez sorrir. Aposto que vão gostar muito do filme, se tiverem a chance de assistir. Se quiserem, podem vir me contar nos comentários... E não esqueçam de lembrar das coisas felizes.

4 comentários:

  1. Amo de paixão, um filme diferente, bonito, ótimas atuações. Está na lista dos meus favoritos.
    http://codinomelizz.blogspot.com/2013/09/50-filmes-que-amei.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente mesmo, achei parecido com um sonho, por isso gostei tanto dele. Vou checar sua lista de filmes favoritos!

      Excluir
  2. Esse filme é maravilhoso! Um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela! Obrigada por comentar!
      Também achei incrível!

      Excluir