domingo, 14 de abril de 2013

Momentos

Resenha: Now Is Good, de Ol Parker

"Momentos. Nossa vida é uma série de momentos. Cada um, uma viagem para o fim. Desapegue... Desapegue-se de tudo."

Como sabem (ou não) costumo evitar filmes de câncer. O fato que mais me surpreendeu neste e tornou-o diferente dos outros foi que, apesar de contar sobre uma garota com câncer, ele não gira em torno da doença, como os demais costumam fazer.

Now Is Good (eu não consegui encontrar seu título no Brasil, mas eu acho que talvez isso seja porque ele não foi lançado em certos países - não tenho certeza) conta a estória desta garota chamada Tessa, que tem um tipo de câncer terminal. Depois de interromper seu tratamento por conta própria, a fim de viver da forma mais tranquila e menos dolorosa possível, Tessa constrói a própria lista de coisas para fazer antes de morrer.  Nesta lista estão coisas como sexo, usar drogas, assaltar uma loja e dirigir escondida - ela não é tão marginal quanto parece, fiquem calmos. O rumo da vida de Tessa começa à mudar a partir do momento em que ela conhece Adam, seu novo vizinho, que faz com que a lista toda mude.
Como eu havia dito inicialmente, o filme é muito bonito porque gira mais em torno do romance do que de qualquer outra coisa. 

Eu descobri que este filme foi baseado em um livro chamado Antes De Morrer, de Jenny Downham. Penso seriamente em lê-lo, mas não com tanta urgência. 
Adam tornou-se meu personagem favorito depois do momento em que espalhou o nome de Tessa pelo mundo. Deve ser difícil amar alguém tanto a este ponto. Na maioria das vezes, quando você fica doente, as pessoas vão embora. Mas ele não foi. 

A mensagem do filme é viver. Eu acho que percebi isso quando Tessa começou a pensar no futuro, mesmo sabendo que tinha alguns poucos meses de vida. 
Dentre todas as cenas que me arrancaram lágrimas, uma chamou a minha atenção, em especial. Nesta cena, Adam e Tess estão sentados, observando o mar (as paisagens do filme são muito bonitas!), e o garoto a questiona sobre o medo. Sobre isso, Tass diz o seguinte: As pessoas pensam que quando você fica doente, você não tem medo. Mas não é verdade. Na maioria das vezes, é como estar sendo perseguido por um psicopata. Como se eu fosse levar um tiro a qualquer momento.
O que não deixa de ser verdade, de certa forma. Eu sinto medo. Muito. 

O véu que este filme tirou de meus olhos para as coisas mais simples é o que o tornou tão especial, e bonito, e diferente dos demais. Se você doar um pouquinho do seu tempo para assisti-lo, eu sei que não irá se arrepender.
Atualização: acabo de descobrir que o título do filme no Brasil é "Agora e Para Sempre", então, caso queiram procurá-lo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário