terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal!

Resenha: Um Conto de Natal, de Charles Dickens

"Scrooge era bastante inteligente para compreender que nada de bom se passa em nosso planeta que não comece por provocar a hilaridade de certas pessoas."

Uau! Vocês estão conseguindo acreditar e processar a ideia de que já é natal? Alguém, como eu, está cogitando a ideia de construir uma máquina do tempo e voltar para o passado só para viver tudo de novo? Encontrei este livro em um de meus blogs favoritos, e me surpreendi com o fato de que desconhecia a origem da estória que inspirou tantos filmes e desenhos animados.

Aposto que você ainda não está reconhecendo este título, mas Um Conto de Natal conta sobre um velho rabugento chamado Scrooge, que glorifica o trabalho e fica tão obcecado por dinheiro que não gasta o que tem, e está sempre em busca de receber mais. Na noite da véspera de natal, porém, Scrooge recebe a visita um tanto quanto inusitada do sócio falecido há sete anos, que por sua vez anuncia a chegada de três outros espíritos, respectivamente: o espírito do natal passado, o espírito do natal presente e o espírito do natal futuro. Durante esta trajetória o personagem principal vivencia diferentes momentos da própria vida e até mesmo da vida alheia, surpreendendo a si mesmo e recuperando o real sentido do espírito natalino.

No início, senti um ódio descomunal por Scrooge! Não engulo em momento algum pessoas que são assim com outras, e que, ao invés de aproveitarem o pouco que temos de amor entre todos os semelhantes na terra, se preocupam com o tempo que passamos guerreando, odiando, gritando, ignorando completamente o pouco de paz que ainda nos resta. 
Mas então, ocorreu uma das coisas que eu mais amo e aprecio nos livros: A MUDANÇA COMPLETA DO PERSONAGEM! (Desculpem por usar letras maiúsculas, mas a intenção era realmente gritar, de tanta felicidade!). Scrooge se transforma e nós também, junto com ele.

Sobre as adaptações feitas sobre o conto, são tantas que nem pude lembrar. As únicas mais nítidas para mim são um filme da Barbie e uma curta do pato Donald. A adaptação oficial, por assim dizer, chama-se Os Fantasmas de Scrooge: uma animação incrível que conta com a participação de Jim Carrey. 
Inclusive, o filme vai ser exibido na TV aberta na noite da véspera de natal! 

É meu primeiro natal por aqui, então eu só gostaria de dizer que eu quero que todos vocês tenham um natal mágico, e desejo que cada um ganhe muitos e muitos livros de presente! FELIZ NATAL! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário