terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sempre Tem Um Jeito

Resenha: Desventuras Em Série - Livro 1 (Mau Começo), de Lemony Snicket

"Não sei se você já percebeu isso, mas a primeira impressão costuma ser completamente... Errada."

Depois de ver algumas imagens dos filmes na internet, decidi começar a leitura desta série de 13 livros, chamada Desventuras Em Série (A Series of Unfortunate Events) escrita por Daniel Handler e publicada pelo pseudônimo Lemony Snicket. 

O primeiro livro da série, chamado Mau Começo, apresenta os personagens principais da trama e conta sobre os irmãos Baudelaire e de como os três saíram da casa dos pais, falecidos em um incêndio dentro de sua enorme mansão. A família é muito rica, porém, nenhuma das crianças pode tocar no dinheiro enquanto a irmã mais velha, Violet, não atingir a maturidade. 
Nisso entra o Conde Olaf, que torna-se responsável pelos órfãos (como ele mesmo gosta de chamá-los). Louco pela fortuna (ou futura fortuna?) dos Baudelaire, Olaf planeja um futuro horrível para os mesmos, hospedados em sua casa imunda e sem nenhum conforto.
Violet é minha personagem favorita por sua coragem e determinação ao proteger os irmãos mais novos, levando em conta que eu faria exatamente o mesmo para proteger meu próprio irmão mais novo caso algo semelhante nos acontecesse. Violet é inteligente e adora criar coisas.

O que mais gostei do livro é sua forma de narração, pois apesar de contar sobre coisas muitas vezes tristes e horríveis de se dizer ele continua sendo agradável e engraçado em diversos pontos. É uma leitura muito fluente, e a obra em questão é bastante curta. Acho que qualquer criança adoraria e leria tudo sem problemas (principalmente porque o autor sempre diz o que uma palavra difícil significa entre parênteses logo depois de usá-la), e um adulto aproveitaria tudo igualmente - talvez percebendo aqueles detalhes que o olhar infantil não alcança, mas ainda aproveitando.
O que menos gostei foi algo que eu mesma fiz: ter começado a ler a série tão tarde. Deveria mesmo ter começado isso antes, mas não vou desistir por aqui e lerei tudinho!

Uma adaptação foi lançada no cinema em Dezembro de 2004, e retrata os acontecimentos dos três primeiros livros (Mau Começo, A Sala Dos Répteis e O Lago Das Sanguessugas). Ainda não tenho opiniões significativas sobre ele, pois não vi nada além de fotos. Sobre elas, posso dizer que achei os figurinos absolutamente incríveis, e os cenários maravilhosos! Quanto aos personagens, Violet está um pouquinho mais parecida com o que eu imaginei do que Klaus (cadê os óculos?), e o Conde Olaf é quem mais se assemelha com meus pensamentos.

Pelo que observei até agora, indico o primeiro livro para crianças de até 13 anos, mas acredito que conforme o tempo for passando, e os Baudelaire forem crescendo, as coisas ficarão mais interessantes para pessoas mais velhas.
Lembrem-se de que esta é minha opinião sobre o primeiro (e apenas o primeiro) livro da série. Atualizarei as resenhas com minhas opiniões futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário