domingo, 2 de fevereiro de 2014

O Debate do Século

Resenha: Zumbis vs. Unicórnios, de Holly Black e Justine Larbalestier

"Entre um unicórnio e um zumbi, com qual você preferiria ficar preso em uma mina?"

A discussão sobre quem era melhor começou no blog de Justine, e desde então ela e Holly organizaram um livro que contém doze contos: seis voltados a zumbis, e seis voltados a unicórnios.
O time zumbi, liderado por Justine, tem em sua equipe: Libba Bray, Cassandra Clare, Alaya Down Johnson, Maureen Johnson, Carrie Ryan e Scott Westerfeld.
O time unicórnio, liderado por Holly, tem em sua equipe: Meg Cabot, Kathleen Duey, Margo Lanagan, Garth Nix, Naomi Novik e Diana Peterfreund.

Algo que acontece comigo às vezes é que não vou com a cara de certos autores... Foi o que ocorreu com Justine quando li a introdução. O que pude perceber é que Holly sempre foi educada, analisando os dois pontos de vista, enquanto Justine defendeu o seu e unicamente o seu até o fim (mesmo quando disse coisas extremamente sem noção/estúpidas/desnecessárias). Certo, sei que elas estavam brincando, mas considerei Justine uma mala sem alças!... o que esperar de alguém do time zumbi, não é mesmo?

O que mais gostei no livro é que todos os contos são diferentes. Completamente diferentes! Cada autor criou seu próprio zumbi ou unicórnio, e é maravilhoso como uma base igual pode se transformar tanto em mentes diferentes. Foi fantástico poder ler sobre coisas iguais, porém transformadas e moldadas de acordo com a criatividade de cada autor.

Meus contos favoritos foram: 

Bulganvílias, Carrie Ryan
Mil Flores, Margo Lanagan*
O Cuidado e a Alimentação de Seu Filhote de Unicórnio Assassino, Diana Peterfreund*
Mãos Geladas, Cassandra Clare
A Terceira Virgem, Kathleen Duey*
Não necessariamente nesta ordem.
* = unicórnio

Destes, os que prenderam mais minha atenção e sobre os quais gostaria de me aprofundar são:
Bulganvílias, de Carrie Ryan: A personagem principal é uma menina muito forte e corajosa. O modo como o conto foi organizado (contado cenas passadas e presentes) fez com que ele parecesse muito mais longo do que é de fato, além de nos oferecer uma visão melhor dos personagens e da vida que levavam antes em poucas páginas.
O Cuidado e a Alimentação de Seu Filhote de Unicórnio Assassino, de Diana Peterfreund: Apesar do título extremamente longo (que me passou uma primeira impressão errada do conto - pensei que envolvesse humor) adorei o cenário onde tudo se passou. A escrita de Diana me fez imaginar todos os detalhes daquela tenta de aberrações no circo, o cheiro da palha mofada, o medo de ser descoberta, tudo. E há também, é claro, uma personagem feminina forte e destemida.
A Terceira Virgem, de Kathleen Duey: O unicórnio retratado no conto é muito diferente de todos os outros. Tão melodramático, esperto, voraz, cruel, mas ao mesmo tempo doce. É minha versão de unicórnio favorita.

Preciso avisar-lhes também que, apesar de possuir uma capa colorida e um design bonitinho, há contos muito interessantes e sérios. Obviamente há alguns engraçados, diferentes, que falam palavrões desnecessários aqui e ali, mas eles são a minoria. Isso é diferente do que pensei que seria, por isso decidi contar.

E meu time é..... *tambores*...... Unicórnio!!! Apesar de não ter gostado do retrato dos unicórnios feitos por alguns dos autores (principalmente Meg Cabot - ainda acredito que ela foi sarcástica) outras versões (como a de Kathleen Duey) me fizeram ficar fascinada por eles. Como são lindos e cruéis! Doces e malvados! São as criaturas mais interessantes que já vi.
Defendo meu ponto de vista dizendo que os unicórnios retratados no livro são melhores que os zumbis porque os autores do time de Justine tentaram criar zumbismanos, ou seja, zumbis humanos. É como ler contos que falam apenas de pessoas na maioria das vezes! Nem saberia diferenciar, se me pedissem. Já os unicórnios... Você perdeu, Justine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário