sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Era um Anjo

Resenha: O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon

"De vez em quando surge um cavalheiro que revela um pedaço do desconhecido. Começam por lhe rir na cara. Algumas vezes levam-no para a cadeia, porque ele perturba toda a ordem. Mais tarde, quando descobrem que tinha razão e já está morto, erguem-lhe uma estátua. É o que eles chamam de gênio."

A primeira vez que vi este livro ele estava nas mãos de uma pessoa que admiro muito. Ela é uma das pessoas mais calmas que conheço neste mundo, e dava palestras mais calmas ainda na escola onde cursei meu ensino fundamental. Acho que livros favoritos dizem muito sobre as pessoas, e pelo visto ela estava gostando de ler este, por isso o procurei agora.

'O Menino do Dedo Verde' na verdade se chama Tistu e tem oito anos de idade. É enviado à escola por sua mãe, que até então o ensinava em casa, por conta própria. Mas acontece algo inesperado: o menino dorme assim que ouve a voz do professor. Por esta razão seu pai decide fazê-lo aprender os assuntos que vão lhe servir na a vida. Durante seu primeiro aprendizado com o jardineiro Sr. Bigode, Tistu descobre que tem o polegar verde! As flores crescem quase imediatamente quando ele toca o polegar em qualquer superfície, e ele aprende a usar esta espécie de poder para ajudar quem precisa de felicidade.
O que ocorre com esta estória é que, como em O Pequeno Príncipe, ela nos narra muito encontros de personagens. Cada personagem tem algo muito importante a dizer, e também sua própria maneira de fazê-lo. Sendo assim, não é só Tistu que aprende: nós leitores aprendemos com ele.

Meus personagens favoritos são o Sr. Bigode e também o pônei Ginástico. Sr. Bigode mostrou sua personalidade logo no início, mas Ginástico foi misterioso e demorou um pouco mais, acho que foi por isso que gostei tanto dele (também foi por causa do nome engraçado).
Outro dos pontos que se destacaram para mim foram os pensamentos e frases muito bonitos. Eles dizem coisas simples e nos mostram quanto perdemos tentando pensar em algo muito complicado, quando na verdade a solução estava diante de nossos olhos.

Acho que crianças e adultos terão uma visão diferente do livro se resolverem lê-lo, mas acredito que se torne interessante para ambos. Além do mais, a narrativa é absolutamente fácil, então leiam assim que encontrarem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário