sábado, 29 de junho de 2013

Real Ou Não Real?

Resenha: Trilogia Jogos Vorazes - Livro 3 (A Esperança), de Suzanne Colins

"Você me ama. Real ou não real?" 

Não recomendo que você leia esta resenha antes de findar a leitura do primeiro e segundo livros.
A sensação de ter sido abandonado por alguém amado já de apoderou de meu coração. Isso acabou mesmo? Nenhum outro livro, nenhuma sequência? Oh, o vazio de terminar uma série... 
Sim, tornou-se uma de minhas favoritas. Sim, lerei-a novamente no futuro. E sim, estou um tanto quanto satisfeita com o final que as coisas tiveram (eu esperava algo totalmente trágico e diferente do que realmente foi).

O choque que tivemos com o final de Em Chamas continua tomando espaço durante todo o início de A Esperança. Depois de livrar-se dos Jogos Vorazes pela segunda vez Katniss encontra-se perdida entre a guerra proposta por Snow (e suas rosas de cheiro horrível e artificial) e os próprios pensamentos. Sua família, seus amigos e todo o povo do Distrito 12 depende dela para sobreviver, e em meio a este mar de cinzas ainda encontram-se Peeta e Gale, Prim e sua mãe. O Distrito 13 revela-se um local não tão agradável e pacífico assim, e seu real inimigo pode estar mais próximo do que imagina.

Sinto em dizer que Katniss já não é mais minha personagem favorita. Eu nem mesmo sei se continuo tendo um personagem favorito em toda a trilogia. Ela mudou radicalmente, e pude notar que o que ela mais abominava acabou tornando-se seu resultado final. Moldada pela Capital? Perdida em meio à dor? Eu não sei o que ocorreu com Katniss por aqui. Finnick, porém, ganhou meu coração de uma forma bastante sorrateira. Estou muito triste por ele e tudo o que ocorreu com Annie (que era quem o garoto realmente amava, no final das contas). Buttercup também teve espaço por aqui. 
Coin é um dos personagens que mais detestei em toda a minha vida como leitora. Abominável! Sinto mais nojo de Coin do que do próprio presidente Snow (que não é alguém muito bom, acreditem). 

De todos os livros da trilogia, o primeiro continua sendo meu favorito. Descobri com A Esperança que sou Team Peeta. A mudança radical na personalidade dos personagens (lê-se Katniss) afetou minha leitura horrivelmente durante toda a obra, e eu não sei vocês, mas senti falta das surpresas que tínhamos com Jogos Vorazes e Em Chamas. Outro dos pontos que não gostei foi a falta de um "final real" para tudo. O destino de certos personagens (como Gale e a mãe de Katniss) ainda tamborila em minha mente, e eu acho que gostaria que o livro tivesse algumas páginas à mais. 

Estou muito ansiosa com a adaptação cinematográfica, preparando meus lenços de papel e tudo mais. Sentirei saudades da velha Katniss, de Prim, da delicadeza de Peeta e os olhos de mar de Finnick... Mas infelizmente tudo tem um fim, assim como Harry Potter, As Crônicas De Nárnia e todas essas coisas de livros. Depressão pós-trilogia, sabem?
Observação: recomendo que o livro seja lido em inglês. A Rocco fez uma crueldade gigantesca com sua tradução.


~♥~
Você vem, você vem 
Para a árvore 
Onde eles enforcaram um homem que dizem matou três 
Coisas estranhas aconteceram aqui 
Não mais estranho seria 
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca 
Você vem, você vem 
Para a árvore 
Onde o homem morto clamou para que seu amor fugisse 
Coisas estranhas aconteceram aqui 
Não mais estranho seria 
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca 
Você vem, você vem 
Para a árvore 
Onde eu mandei você fugir para nós dois ficarmos livres 
Coisas estranhas aconteceram aqui 
Não mais estranho seria 
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca 
Você vem, você vem 
Para a árvore 
Usar um colar de corda, e ficar ao meu lado 
Coisas estranhas aconteceram aqui 
Não mais estranho seria 
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca
~♥~

Esta letra os assusta tanto quanto assusta a mim? Passei duas noites sonhando com seus colares de corda, e fico feliz pela mãe de Katniss tê-la proibido. Encontrei esta versão da música no YouTube. Não sei se é a original já que o filme ainda não foi lançado e eu não faço ideia de como ela será entoada, mas achei muito bonita apesar do que ela diz de fato. Apenas uma despedida... e que a sorte esteja com vocês. *lágrimas*

2 comentários: