quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Romance da História da Filosofia

Resenha: O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder

"Mas quando mais pensava sobre o assunto mais claro lhe parecia de que, no fundo, saber que não se sabe também é uma forma de conhecimento."

Mais do que um livro, agora tenho um autor favorito! Nunca me cansarei de dizer que encontrar livros assim é a coisa mais maravilhosa do mundo. Quando você acaba de ler algo e descobre que, de repente, tornou-se diferente do que era antes de começá-lo. Sempre gostei de Filosofia, e agora me apaixonei por ela de vez.

O Mundo de Sofia conta sobre Sofia (nem imaginava!), que, alguns dias antes do aniversário de quinze anos, passa a receber bilhetes e cartas um tanto quanto estranhas, todos anônimos. Os bilhetes fazem perguntas bastante reflexivas como "quem é você?" e "de onde viemos?", até que, por fim, é convidada a fazer um curso de Filosofia. De carta em carta, somos também direcionados a diferentes períodos da história da Filosofia, aprendendo junto com a personagem.
Adorei Sofia. É raro quando não me irrito com os personagens principais de alguma forma, então preciso ressaltar o fato de que não tive problema algum com ela. Alberto também é muito bom (os dois Albertos).

Acho que, em toda a minha vida, nunca li um livro que me ensinou tanto. História, Filosofia... Nem na escola aprendi tantas coisas! Também é interessante ver a interpretação da personagem, que algumas vezes foi diferente da minha e ajudou-me a pensar de uma forma contrária.
Nenhum momento foi ruim ou tedioso, mas confesso ter me arrastado um pouquinho na parte que tratava do Helenismo. Também fiquei um pouquinho confusa no quase-fim, durante a confusão do jardim, como se o autor tivesse esquecido um pouquinho do que era no início, mas isso acontece em algumas estórias, então não me importei realmente.

Recomendo esta obra com muito amor! Foi um dos melhores livros que já li, e considerem que já li muitos, muito livros. Até pensei em uma possível faculdade de Filosofia. Sei que vão gostar tanto quanto eu, e estarei sempre aqui para conversarem sobre quando terminarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário